Os desafios de ser um empresário na área de beleza.
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Você ama o que faz, investiu na sua carreira, se aprimorou e viu a oportunidade de fundar o próprio negócio. Como já possui clientes que te seguem, tudo deve estar perfeito correto?
Deveria. Mas existe uma grande diferença entre ser profissional de beleza e ser empresário na área de beleza.
No Brasil, 9 em cada 10 negócios fecham em menos de 5 anos. Na área da beleza, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito mostra que 66% das pessoas consideram os gastos com a beleza uma necessidade e não um luxo. Esse é um dos motivos de muitos salões irem contra essa estatística, porém a realidade é que poucos conseguem crescer e se desenvolver, ficando a maioria como um negócio de subsistência, onde o cabeleireiro e proprietário é o principal gerador de receita, e se ele parar de trabalhar o negócio tende a falir.
Portanto, se você decidiu empreender e abrir seu próprio salão, deve saber que vai assumir muitas outras funções e talvez precise diminuir o tempo que dedica ao atendimento de suas clientes.
Você irá exercer a função de gerente, será também o responsável pela vida financeira da empresa, pelas contratações, demissões, impostos, infraestrutura, entre outros tantos desafios.
Seu tempo agora precisa ser dividido entre as tarefas:
Operacionais: compras, controle de estoque, precificações, monitoramento e desempenho da agenda dos outros profissionais, manutenção da infraestrutura, etc.
Financeiras: Conferência diária do caixa, conciliações bancárias, pagamentos, alvarás, normas da vigilância sanitária e licenças.
RH: contratações, demissões, treinamentos, motivação da equipe, gerenciamento de conflitos, etc.
Marketing: verificar tendências, desenvolver estratégias de crescimento e engajamento com as clientes, produzir conteúdo, definir os próximos eventos e promoções, etc.
Mesmo possuindo um gerente para te auxiliar nessas tarefas é importante mapeá-las e verificar se estão sendo cumpridas como foi determinado previamente. Ajustar o que não está funcionando sempre visando manter um espaço de qualidade e harmonioso para as clientes.
Por isso é importante padronizar processos e deixar tudo definido e especificado.
Exemplos práticos:
Se necessário, use etiquetas para marcar estes espaços. Assim a desorganização não possui justificativas. A vassoura deve estar no espaço definido para ela e não onde cada um define deixá-la. O armazenamento de colorações segue uma sequência que deve ser respeitada, as cadeiras de manicure, quando não estão em uso, devem permanecer em qual posição e assim por diante, organize cada detalhe. Lembre-se: Espaços organizados geram mais produtividade.
Com organização, números reais e determinação, o negócio pode crescer e se desenvolver. O empresário da área de beleza, pode ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fazer o que ama atendendo suas clientes, manter sua carreira atualizada e ainda assim gerar novas oportunidades de trabalho, tornando-se referência também em investimentos e negócios.
E aí, qual é a sua meta? Apenas ter um salão de beleza e muito trabalho ou ter um salão de beleza de sucesso e usufruir das vantagens de ser empreendedor?