gestao sc beauty

Como ser empresário de beleza e faturar até 100k por mês!

Como ser empresário de beleza e faturar até 100k por mês!

 

Os desafios de ser um empresário na área de beleza.

 

  • Diferença entre ser um profissional top e empreender (dores e vantagens).
  • Separar as funções e reservar horário para elas (mesmo tendo um gerente, o proprietário é vc, precisa ter estratégia, caso vc não assuma essa função  a tendência é que…)
  • Setores de um espaço de beleza: Operacional; Compras, estoque e controle; Loja; RH; Financeiro e Marketing.
  • Como dar conta de tudo? Organização; Processos bem definidos; Dados = PAZ e crescimento.

Para aprender mais sobre tudo isso e como escalonar o seu negócio, se inscreva no canal!

__________________________________________________________________________

 

Você ama o que faz, investiu na sua carreira, se aprimorou e viu a oportunidade de fundar o próprio negócio. Como já possui clientes que te seguem, tudo deve estar perfeito correto?

Deveria. Mas existe uma grande diferença entre ser profissional de beleza e ser empresário na área de beleza.

No Brasil, 9 em cada 10 negócios fecham em menos de 5 anos. Na área da beleza, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito mostra que 66% das pessoas consideram os gastos com a beleza uma necessidade e não um luxo. Esse é um dos motivos de muitos salões irem contra essa estatística, porém a realidade é que poucos conseguem crescer e se desenvolver, ficando a maioria como um negócio de subsistência, onde o cabeleireiro e proprietário é o principal gerador de receita, e se ele parar de trabalhar o negócio tende a falir.

 

Portanto, se você decidiu empreender e abrir seu próprio salão, deve saber que vai assumir muitas outras funções e talvez precise diminuir o tempo que dedica ao atendimento de suas clientes. 

Você irá exercer a função de gerente, será também o responsável pela vida financeira da empresa, pelas contratações, demissões, impostos, infraestrutura, entre outros tantos desafios.

 

Seu tempo agora precisa ser dividido entre as tarefas:

Operacionais: compras, controle de estoque, precificações, monitoramento e desempenho da agenda dos outros profissionais, manutenção da infraestrutura, etc.

Financeiras: Conferência diária do caixa, conciliações bancárias, pagamentos, alvarás, normas da vigilância sanitária e licenças.

RH: contratações, demissões, treinamentos, motivação da equipe, gerenciamento de conflitos, etc.

Marketing: verificar tendências, desenvolver estratégias de crescimento e engajamento com as clientes, produzir conteúdo, definir os próximos eventos e promoções, etc.

 

Mesmo possuindo um gerente para te auxiliar nessas tarefas é importante mapeá-las e verificar se estão sendo cumpridas como foi determinado previamente. Ajustar o que não está funcionando sempre visando manter um espaço de qualidade e harmonioso para as clientes.

 

Por isso é importante padronizar processos e deixar tudo definido e especificado.

 Exemplos práticos:

  • Defina o local onde ficará guardado cada objeto ou produto no salão.

Se necessário, use etiquetas para marcar estes espaços. Assim a desorganização não possui justificativas. A vassoura deve estar no espaço definido para ela e não onde cada um define deixá-la. O armazenamento de colorações segue uma sequência que deve ser respeitada, as cadeiras de manicure, quando não estão em uso, devem permanecer em qual posição e assim por diante, organize cada detalhe. Lembre-se: Espaços organizados geram mais produtividade.

  • Quem é responsável por qual atividade. Assim evita-se conflito entre membros da equipe. Se a recepcionista é a responsável pela agenda, outros profissionais não podem alterar a agenda sem a permissão dela. Da mesma forma em caso de erros temos um responsável pela falha.
  • As formas de pagamento são fixas e definidas (à vista, parcelada, no crédito,  no pix, etc), assim como o valor dos serviços. Se em algum momento o empresário se ausentar, o espaço de beleza continuará funcionando normalmente. Em muitos casos a precificação é “varia conforme o cabelo”, o que desagrada as clientes, deixa profissionais perdidos na hora de passar os valores dos serviços e não permite que você tire relatórios reais de lucratividade. 
  • Tenha um apoio no marketing. As mídias sociais são fundamentais para tornar a marca conhecida e trazer novas clientes. Se possível contrate profissionais para cuidar desta parte, procure indicação e pesquise os trabalhos anteriores, se bem selecionados o retorno é garantido.
  • Contrate um software de gerenciamento, também conhecido como ERP (existem alguns gratuitos). No início pode parecer assustador ou desnecessário, mas além de evitar furtos dentro do salão, isso ajudará muito no controle de tudo (estoque, boletos a pagar, vendas realizadas, etc) e trará dados, baseado em números novas estratégias de crescimento podem ser traçadas.

 

Com organização, números reais e determinação, o negócio pode crescer e se desenvolver. O empresário da área de beleza, pode ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fazer o que ama atendendo suas clientes, manter sua carreira atualizada e ainda assim gerar novas oportunidades de trabalho, tornando-se referência também em investimentos e negócios. 

E aí, qual é a sua meta? Apenas ter um salão de beleza e muito trabalho ou ter um salão de beleza de sucesso e usufruir das vantagens de ser empreendedor?

Contato

Acesso rápido